21.2.14

 

Vivemos em um mundo que se move tão rápido que poucas vezes nos perguntamos se estamos de acordo a tudo que gira ao nosso redor.

Escuto muito as pessoas falarem de ''valores econômicos'', qualquer questão é colocada nessas duas palavras, como se elas resumissem tudo o que somos ou queremos ser.

E não se pode negar a verdade, vivemos em um mundo caro e todos pensamos durante o dia e a noite em como pagar as contas, o aluguel, os seguros e tudo mais que faz parte da nossa vida.

Mas de tanto escutar ''valores econômicos'' não pensamos em outros. Não nos perguntamos nossos valores éticos, familiares, sociais, profissionais. Parece que sofremos de uma inversão de valores e não sabemos mais quais são os vigentes, como se isso fosse possível.

Valores são o que aprendemos dos nossos pais, na escola, na sociedade. E o que são valores? É bem simples a explicação, é uma coisa importante que damos a valor, convertendo ela em nossos valores. Pode ser o que pensamos da honestidade, da coragem, da ética.

O mundo parece girar e alguns tem a impressão de que o passado não importa mais,  os valores de gerações anteriores parecem não funcionar em um mundo sórdido e frio. Mas a única  coisa que nos mantém em pé é a certeza que muitas pessoas pensam como nós, acreditam que ter valores éticos e familiares são uma coisa fundamental para uma vida melhor, uma pilar fundamental para a construção de uma nova sociedade.

Talvez neste momento o mundo é tão barulhento que pensamos não existir nenhum valor além do econômico, mas existe sim, os valores que muitos de nós aprendemos ainda estão na nossa vida.

Ninguém perde os valores que um dia aprendeu,  são eles que guiam nosso passo, não o mundo. O mundo pode correr e acelerar, mas quem tem seus valores sabe muito bem que  isso é passageiro. Felizmente valores são como tatuagem, podemos usar uma roupa e esconder, mas eles estarão sempre presentes.

 

Iara De Dupont

 

Link deste ArtigoPor Mil Razões..., às 10:00  Comentar

Pesquisar
 
Destaque

 

Porque às vezes é bom falar.

Equipa

> Alexandra Vaz

> Cidália Carvalho

> Ermelinda Macedo

> Fernando Couto

> Inês Ramos

> Jorge Saraiva

> José Azevedo

> Maria João Enes

> Marisa Fernandes

> Rui Duarte

> Sara Silva

> Sónia Abrantes

> Teresa Teixeira

Fevereiro 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
15

17
19
20
22

24
26
27


Arquivo
2019:

 J F M A M J J A S O N D


2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


Comentários recentes
gostei muito do tema artigo inspirado com sabedori...
Não podia concordar mais. Muito grata pelo comentá...
Dinheiro compra uma cama, mas não o sono...Compra ...
Caro Eurico,O cenário descrito neste artigo enquad...
Grande artigo, que enquadra-se com a nossa realida...
Presenças
Ligações