De Jose Carlos a 18 de Setembro de 2013 às 20:04
Vou estando atento e realizando os meus comentários, desde que possa ou saiba como contribuir. Os 3 pilares que referi, numa óptica inclusiva (interdependência) são muito importantes para o desenvolvimento das organizações e do desenvolvimento pessoal (sir do processo como uma melhor pessoa) - as empresas são pessoas, logo para desenvolver a empresa será suficiente um investimento nelas pois o desenvolvimento da organização/negócio dá-se naturalmente.
Note que no processo de mudança e de desenvolvimento o sucesso está na minha opinião não tanto nos resultados que se atingem mas sim na pessoa que nos tornamos nesse processo, e sempre com o combustível (desafio) que alimenta essa transformação. A vantagem competitiva com que ficamos no final permite-nos replicar o modelo, apresentando-nos ainda mais competitivos em novos desafios (entre o que sou e o que quero que seja!).

De Jose Carlos a 5 de Setembro de 2013 às 01:32
Parabéns pelo artigo, se o autor me permite um breve resumo acerca do mesmo tomaria a liberdade de dizer o seguinte:
A informação é algo que hoje em dia está claramente democratizada e acessível a todos, o conhecimento não, pois chamar-lhe-ia informação relevante, ou no limite toda a informação passa a ser relevante quando lhe aplicamos "filtros" ou a "lentes" com que queremos digerir a mesma...sendo que acabamos por encontrar aquilo que procuramos em função do nosso foco.
Pilares para o desenvolvimento pessoal, para a mudança (que atesta estarmos vivos e com abertura para nos adaptarmos) são 3 componentes - o conhecimento(1), os instrumentos(2) e a atitude(3). Oportunamente continuarei esta discussão devido ao adiantar da hora!

De Cidadão Atento a 13 de Setembro de 2013 às 17:17
Caro José Carlos,
Concordo consigo, a democratização da informação in extremis aproxima-se a um bem livre, tornando-se acessível aos seus utentes. O mesmo não ocorre relativamente as fontes de informação, dependendo da natureza da fonte e da qualidade de informação, o acesso a informação de domínio público tem sido um dos entraves ao almejado desenvolvimento humano.
Obrigado pelo comentário pertinente, criou algum debate, pena que tenha reagido somente agora.
Abraço