De Alexandra Vaz a 11 de Agosto de 2009 às 04:58
Caro Aníbal,

há esperança, sim. Essas pérolas não existem ao virar da esquina mas são reais. E, quando temos a felicidade de as trazer connosco, ainda mais empalidecemos perante o vazio de tantas outras.... mas acarinhamos estas - se formos um bocadinho atentos - para o resto da vida. Como um canção que cantarolamos de cor e com vontade... :)

Alexandra Vaz ( perdoem-me o anonimato do meu comentário anterior mas ainda não me registei devidamente nesta coisa )

De Aníbal V a 10 de Agosto de 2009 às 12:36
Caro Marcolino, a sua descrição sobre essa amizade fez empalidecer algumas que eu conheço. Essa é, sem qualquer dúvida, uma pérola na actualidade, na qual o tempo, a distância e a pressão nos fazem afastar de (quase) tudo. Afinal ainda há esperança.

De Aníbal V a 10 de Agosto de 2009 às 12:31
"O amor...valida a existência": Excelente frase, Alexandra.

De Anónimo a 7 de Agosto de 2009 às 21:17
Caro Marcolino:

Não imagina o quanto gostei de o ler. Acredito exactamente no que descreveu, nesse tipo de Amizade que se nos instala debaixo da pele, para todo o sempre. Genuina e cúmplice. Tal como o Marcolino, também sou uma afortunada por poder conhecer, viver, tal sentimento.
Embora o meu período de vida cá na Terra ainda não tenha a categoria do seu, revejo-me nas suas palavras e rejubilo por dentro, podendo acreditar que poderei chegar ao seu patamar e continuar a trazer algumas dessas pérolas comigo, os meus poucos amigos de sempre.
A Amizade não tem realmente explicação. Sente-se. Vive-se.

Obrigada pela partilha!

De ©Marcolino Duarte Osorio a 7 de Agosto de 2009 às 17:48
A Amizade, mas aquela amizade cúmplice por desinteressada, sei que é raro existir actualmente, numa sociedade em que, entre pais e filhos, esse sentimento de afectos reciprocos deixou de existir para dar lugar à conveniência do momento...

Se sei de que falo?

Tinha 10 anos, acabadinho de entrar no 1º ano do Liceu, muitissimo assusrado com os "grandes", alguns quase da mesma idade, quando fui abordado por um magrizela, trinca espinhas como eu, quase tão grande como eu, com os seus 11 anitos de idade e já no 2º ano do Liceu. Perguntou-me quem eu era. Apresentamo-nos um ao outro, como fazem os putos nestas circunstâncias.

Eramos de classes sociais bem diferentes. Ainda hoje temos feitios bem diferentes. Resolvemos ser, continuamos a ser, e seremos grandes Amigos até à hora da morte.

Fizemos o Liceu juntos. Andamos na guerra colonial juntos. Uma bela manhã, estava a sair de Oficial de Dia quando se me apresenta um Furriel Miliciano, que vinha de outra unidade do mato. Ficamos especados a olhar um para o outro. Trocadas as saudações militares, caimos num abraço fraternal, já de muita e grande amizade.

Somos amigos há 57 anos...!

Sem nos darmos conta vivemos sempre muito perto um do outro. Hoje, moramos no mesmo bairro, eu com 67 anos e ele com 68, continuamos Amigos, continuamos a confraternizar quase que diáriamente e, um de nós, tem que cumprir o combinado quando eramos adolescentes: Aquele que morrer primeiro, quem cá ficar, não pode chorar. Tem que rir. Tem que recordar as traquinices e, nada de lágrimas!

Diáriamente assistimos ao envelhecer um do outro.Guardamos segredos um do outro até sermos metidos na cova. Somos dois velhos muito cúmplices. De tal forma o somos que passamos, inumeras vezes, como irmãos de sangue.

Amizades como esta, juro-vos que nem entre irmãos!

A Amizade não tem explicação!

Marcolino