De Cidália a 4 de Dezembro de 2008 às 23:26
Alex,

Segundo um estudo europeu "Investindo na diversidade", promovido pelo projecto Respons&Ability mais de metade das Pequenas e Médias Empresas nacionais não empregam pessoas com deficiência. Dos mais de 600.000 deficientes - 6,1% da população - só 29% são economicamente activos.

As razões que as entidades patronais apresentam, não são de ordem discriminatória, 48,3% dos potenciais empregadores afirmou "nunca ter tido candidatos com deficiência", e 19% justificou "que a empresa não está fisicamente preparada para ter trabalhadores com deficiência."

Este estudo foi feito em 63 empresas nacionais e 22 em outros países. Comparativamente, e, contráriamente ao que eu pensava, Portugal apesar de tudo, está bem visto nesta matéria a par da Dinamarca e apenas ultrapassado pela Inglaterra. Espanha, Lituânia e Itália estão na base na pirâmide.
A emergência da igualdade de oportunidades das pessoas com deficiência no acesso ao emprego levou à alteração da legislação. Hoje,a lei portuguesa obriga a que as empresas contratem 2% do número total de trabalhadores; e na administração pública este número sobe para 5%.


Não estaremos a fazer tudo, se calhar estamos a fazer muito pouco, mas ao menos não estamos no fim da fila, por isso, tal como tu Alexandre sinto muito orgulho em ser Portuguesa.