De m.a. a 10 de Novembro de 2008 às 12:20
Vivemos numa Sociedade onde falar de Morte é tabú. Falar de tristeza é aborrecido...e tantos outras matérias...Vivemos desarticulados uns com os outros, poruqe o que importa é o Sucesso gerando a competitividade absurda.
O ser Humano continua esmagado na subcave do Social...

Reforço e cito "Espero o dia em que a comunicação social, quando noticiar um suicídio, quando divulgar um estudo, quando de alguma forma abordar este tema, não esqueça de, em simultâneo, informar onde e como podemos obter ajuda."

m.a.


De Cidália a 5 de Outubro de 2008 às 15:52
É de facto uma lacuna. Os órgãos de comunicação social dão, "gratuitamente" as noticias sobre suicídio, como que, a única coisa importante a reter fosse a de "mais um suicídio ".
Deveriam ser apontadas na própria notícias meios eficazes de ajuda no sentido de prevenir o suicídio . E realço meios eficazes. Ainda ontem uma noticia num dos canais de televisão, referia o suicídio relativamente recente de uma jovem adolescente e remetia para um site onde os pais dessa jovem tentam ajudar em situações semelhantes. A minha dúvida vai para a ajuda eficaz que estes pais possam dar. Não estarão eles a precisar de ajuda para ultrapassar uma situação tão dramaticamente marcante? Como se sobrevive à perda de um filho/a desta forma tão violenta?